Circo também é cultura

maio 30, 2009 lorenaoliveira

Por extrema curiosidade, e vontade de se iniciar uma pesquisa antropológica e consequentemente concretizá-la, eu e minhas colegas de sala ( estudantes de jornalismo) fomos buscar no circo a essência da cultura, com o intuito de sabermos e relatarmos à todos o que esse meio tem a nos oferecer, qual o seu objetivo, e quais  dificuldades aparecem  e precisam ser enfrentadas no decorrer de seu trajeto.

Uberlândia, uma cidade do interior de Minas Gerais, foi a base para o início do trabalho e conclusão do mesmo. Em primeira instância, assistimos ao espetáculo, e observamos primordialmente a emoção que os artistas conseguem nos transmitir através da alegria, sentimento o qual se tornou desde algum tempo, um precioso remédio para a melhoria do estado emocional de crianças com câncer. Essas pessoas, tendem a passar ao  público, seja qual for sua categoria ( crianças, adolescentes, adultos, e idosos) a importância da felicidade, elevando o humor, a capacidade de sorrir, e as gargalhadas sinceras que geralmente são expressas pelas crianças, relativamente à sua inoscência.

Os palhaços, contorcionistas, mágicos, equilibristas, e os verdadeiros corajosos que enfrentam o tão conhecido ” globo da morte “, nos levam por duas horas á um mundo encantado,  surpreendendo todos ali presente, a cada segundo.

Neste contexto, abordo com maior importância o fato de não realizarem apresentações com animais, exceto o cavalo, e os cachorros que possuem inteligência o suficiente para o aprendizado de determinadas funções, sem que sejam torturados e explorados, como acontece com os demais. Concernente á essas informações, conclui-se que ao invés de apreciarmos um meio cultural que contribui para a divulgação de nosso país, estaremos apoiando a agressividade e o desrespeito com os mesmos.

Entrevista com alguns personagens:

– Mágico:Você acha que o fato de outros mágicos desvendarem os segredos de determinados ilusionismos, irá contribuir para a desilusão das crianças em relação ao número, e acabar com o encanto que as mesmas trazem!?

• Poderia acabar, se mágica hoje em dia não fosse inovada como está sendo. Atualmente, um truque que você já conhecia a fachada dele, existem cinco, seis tipos de se fazer. A cada truque desvendado, seis tipos são criados.

Palhaço: De onde surgem as inspirações para que seja realizada a transmissão do sentimento ” alegria” ao público? Ser palhaço é um dom, ou qualquer pessoa pode aprender?

• As inspirações surgem da harmonia que o público transmite para nós, claro algumas apresentações são ensaiadas, mais a maioria improvisada. E ser palhaço é um dom, é mais fácil fazer as pessoas chorarem, do que sorrirem.

Contorcionistas: Qual a maior dificuldade que vocês enfrentam com a constante mudança do circo, um dia em uma cidade, e no mês seguinte em outra?

– A maior dificuldade acontece para quem tem filhos, em relação a escola. Pois, com a constante mudança do circo a troca de escola também segue o mesmo rítimo, inserindo a questão da transferência, que se torna sempre muito desgastante. Concernente á adaptação da criança, não surge nem uma preocupação pelo costume que já possuem.

Trapezista: Há quanto tempo atua no circo? E como veio a idéia do vestimento de homem- aranha?

•Atuo no circo desde 1985, sempre trabalhando como trapezista. Trabalhei em diversos lugares, com a mesma função porém, nenhum dono nunca tinha mencionado a idéia de me apresentar como o homem-aranha. O ano passado, me transferi para este circo, e pela popularidade que o homem-aranha possui com as crianças, o dono deste circo teve essa idéia. E hoje, aqui estou.

Meio cultural

Meio cultural

Entry Filed under: Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

maio 2009
S T Q Q S S D
    jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: